sábado, 16 de janeiro de 2010

Copacabana, Titicaca e Isla del Sol

Bom, depois da subida no monte Chacaltay, achei que a aventura tinha acabado e que so lugares calmos estariamo no roteiro! Engano meu!

Enfim, Saimos de La Paz no mesmo dia em que fizemos a subida no Chacaltay, chegamos em Copacabana no mesmo dia, 3 horas de viajem num onibus cheio de Argentinos (FDPs) cantando e cunversando numa velocidade que nao dava para compreender! O mais absurdo da viajem foi a hora em que todos hermanos cantaram Calipso em coro, pqp, como esse lixo conseguiu ir tao longe!

Nao e atoa, o gosto de nossos hermanos e extremamente duvidoso! No mais, 3 longas horas num onibus "pau de arara" sem encostos reclinaveis chegamos ao titicaca, lindo, enorme e gelado, pena que estava a noite e nao deu p contemplar sua grandiosidade!

O onibus subiu na balsa e nos e os argentinos (FDPs) fomos de barco, muito gelado os ventos. Depois de 20 min voltamos ao bumba e seguimos viajem!

Chegamos a Copacabana por volta das 10 da noite, hoteis e albergues lotados, acabamos ficando em um hotel um pouco melhor!

Em partes, pq foi o pior banheiro que vi na viajem toda, isso contando com os das rodoviarias e bares!

No outro dia saimos cedo rumo a Ilha do Sol, onde resa a lenda é o berso da civilizaçao inca, cheio de ruinas e lugares lindos!

Chegamos a ilha, depois de 2 horas de viajem pelo lago, num barco ate simpatico! A entrada da ilha, na parte sul è uma montanha, terrivelmente ingreme, a subida foi tensa! em altitude, novamente me senti uma velha asmatica! paramos no meio da subida para almoçar e descançar das mochilas pesadas!

Depois do almoços tivemos a brilhante (ironia) ideia de acampar no cume da montanha na ilha, ate ai tudo bem, se nao fosse o fato do meu equipamento de camping nao ser preparado para baixissimas temperaturas!

Ficamos no restaurante ate tarde, cunversando com argentinos (esses sao gente fina) e brasileiros e depois fomos para as barracas!

Ou seja, a noite mais longa da minha vida, o frio era cortante, o chao era como gelo, nao dava p ficar deitado no chao, levantei de madrugada para tentar acender uma fogueira, em vao, porque a madeira estava humida! passei andando a madrugada para ver se esquentava!

Por Deus um nativo, dono de um restaurante me achou pela manha e me ofereceu teto e leite quente, e vi o sol nascer da janela do bar, uma das coisas mais lindas da viajem toda! Entre as montanhas nevadas no horizonte, o sol vermelho brilhando no lago, foi dimais!

Depois descemos a montanha rumo ao Peru, na cidade de puno!